quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Incoerências em Saint Seiya e Resenha


Olá pessoas e pessoinhas. Agora que comecei a legendar Saint Seiya - e obviamente rever o anime em sua versão original, coisa que é a primeira vez que faço, e que, devo admitir, estou gostando muito - pude notar e analisar muitas das incoerências que se passam no anime. Não que eu não tenha notado antes, mas agora que estou revendo, quero enumerar tais fatos, que, afinal, são até bem interessantes. Qual obra não tem suas incoerências? Todas. Quase impossível citar alguma obra perfeita que não tenha algum furo aqui ou outro lá (Exceto The Lost Canvas, da Mestre Shiori, que é foda *corre*). Toda obra tem seus deslizes, mas Kurumada abusa deste privilégio xD

Só deixando claro que nessa onda de remakes de animes clássico, (Sailor Moon Crystal que o diga), eu apenas pensei que seria ESSENCIAL um remake de Saint Seiya que fosse 100% fiel ao mangá. Então, neste post, vou queimar meu Cosmo ao máximo para mencionar aqui as maiores incoerências que vi no anime clássico, lembrando que meus comentários serão baseados somente no anime.

______________________________________________________________

- Fase Santuário -

#1: Quem era?


No primeiro episódio, sempre me perguntei quem era esse Mestre que entregou a Armadura para Seiya. o mais incrível, é que lendo a respeito, vi que segundo Kurumada, aquele Mestre era o Shion. OI??? OOOOOOOIIIIIIIIIIII??? Como assim o Shion? Alô? Saga matou o Shion 13 anos antes do início da serie. Seiya ainda era um feto! Logo, é completamente impossível que seja o Shion. Eu realmente prefiro acreditar que o maluco em questão era o Saga com sua personalidade zen xD




#2: Báculo de Atena

Logo de cara, em uma cena do episódio 3, deparo-me com Saori se exibindo na Guerra Galáctica com o báculo de Atena em sua mão direita. O que eu nunca consegui entender, ao analisar uma cena do episódio 25, é de onde Saori tirou o báculo, se quando Aioros entregou a garota ao "avô", o báculo não foi visto em momento algum.


#3: Mistério sobre a identidade de Atena


Sério, não sei se é ou não uma incoerência, mas achei um tanto ridículo fazer mistério sobre Saori ser Atena quando TUDO na sério já dava spoiler disso - começando pela abertura e terminando no encerramento xD fora que o modo como Saori "desperta" como Atena é bem pobrinho e sem graça se compararmos com a cena lindíssima do despertar da Sasha no gaiden do Kardia. (Gomen, gomen. Tentarei não mais comparar as obras na medida do possível).





#4: Alarde sobre os Santos de Prata


Outro fato que sempre achei bizarro é esse alarde todo por causa dos Santos de Prata, sendo que Seiya enfrentou uma Amazona de Prata logo no primeiro episódio! Claro, isso sem que nós, o público, soubesse de tal fato, e ao notar que a Marin também é uma Amazona de prata só aumentou ainda mais a sensação de ter "idiota" escrito na minha testa...
#5: Identidades dos Santos de Ouro mantidas em segredo e os mesmos sendo tratados como "lixo"

Não consegui um print para ilustrar isso, mas achei o cúmulo a Shaina falando com o Aioria (não que eu goste dele, mas...) como se ele fosse um nada. De que adianta ser um Gold então? Para ficar no anonimato e ser tratado como um ninguém por pessoas bem abaixo de você na hierarquia? Também nem preciso mencionar que não gostei do Shiryuu tratando o Mu-sama como um igual, mesmo depois de saber que ele é um Gold. Ah, sei lá, pode ser só frescura minha, mas esses pequenos detalhes me incomodaram.

#6: Discriminação mediante a nacionalidade

 
Chega a ser uma incoerência bem grande - e, na verdade, uma tremenda hipocrisia tal discriminação, especialmente no segundo print envolvendo "o" Misty, já que o mesmo não é grego, é francês, e diz que Seiya não tem direito de ser um Santo. Oi?? 

Mas este "detalhe" começou a ocorrer depois que Saga começou a usurpar o lugar do Shion e determinou que todas as Armaduras pertenciam a Grécia. Ah, vá...


#7: Opções de escolha altamente "variadas"

 
Qual o fundamento de elaborar uma opção de escolha quando ambas as "opções" levam ao mesmo resultado? Sintam-se livres para encontrar uma resposta... (se é que existe alguma)

#8: Sequestro da Deusa


Essa conseguiu superar todos os níveis de insanidade. Não entra na minha cabeça como UMA DEUSA com poderes pra detonar geral se deixa ser sequestrada.......... POR CORVOS????!!!! sério, isso é debochar da inteligência de qualquer um que assiste. Enquanto isso, a Sasha botou um sacerdote do Sol pra correr só despertando como deusa. eu tento não comparar com LC, mas sinceramente tá difícil! Pelo amor de Zeus, Saori......... deixa de ser inútil!

#9: Explicações científicas?

 

 
Beleza................ só queria entender como moleque que NUNCA foram à escola e passaram a vida treinando pra dar porrada podem ter conhecimento científico para fazer tais afirmações durante as lutas. sério. só queria que alguém me explicasse isso........... 

#10: Proibido Teletransporte! Não, pera...


Algo que sempre foi dito na obra, é que o caminho das 12 casas até o Templo de Atena é protegido por uma poderosa barreira que impede qualquer tipo de técnica de teletransporte, e que a única forma de se chegar ao Templo da deusa é subir tudo a pé. Então alguém me explica por que o Mu conseguia usar seu teletransporte tranquilamente, inclusive quando lutou contra Myu dentro da Casa de Câncer. Ainda sobre o Ariano, ele também conseguiu teleportar Shaka e Ikki de outra dimensão para dentro da Casa de Virgem. Pode ou não pode teletransporte, afinal? Mas eu compreendo. Mu é tão foda que burla até uma barreira de Atena xD


#11: Atalho para a Casa de Libra?


Complementando a citação do item anterior, como é possível o Hyouga saltar da terceira para a sétima casa? Nossa, fiquei com inveja dele. o cara pegou um super atalho sem querer e deu esse salto. Mas claro, a barreira existente nas 12 casas, mais uma vez não conta..........









#12: Esferas do Dragão?


Outro ponto impossível durante a luta entre Hyouga e Camus foi o fato de Hyouga ter sobrevivido posteriormente! oras, como ele voltou, sendo que morreu ao receber a Execução aurora? Mesmo que ele não tenha morrido devido ao golpe, mas Camus o enterrou num bloco de gelo! a hipotermia o mataria com certeza! Aliás, no episódio seguinte, enquanto Shiryuu lutava com Deathmask, Hyouga apareceu caminhando em direção ao buraco do Mundo dos Mortos, ou seja, Hyouga estava morto! Então do nada, eles chegam na Casa de Libra e ouvem o coração do Hyouga e ainda sentem seu Cosmo. COMO??? Então Shiryuu vai lá e QUEBRA o esquife de gelo que Camus criou... Esquife esse que...

Camus mesmo disse que nem o poder dos Santos de Ouro - no plural - seria capaz de quebrar o gelo, então eu pergunto... como um simples golpe de espada quebrou o caixão? E esse papo de que as armas de Libra são especiais é balela. se fossem tão fodas assim, os 12 golds nao precisariam ter morrido so pra fazer um buraco um muro. Outra incoerência grave foi o fato do Hyouga ter ficado inteiro depois do gelo ter sdido feito em pedaços! Ok, se alguém conseguir tirar alguma coisa inteira de dentro de um bloco de gelo quebrando ele, me avisem. teria muito mais coerência se o gelo tivesse sido derretido e não quebrado. Depois disso, o Shun esquenta o cara e ele volta da morte? Hello....... a dose de crack tá elevada.... - e eu nem preciso mencionar o tamanho da minha revolta quando o Camus PERDEU pro Hyouga na casa de Aquário....... nem vou falar pra não começar a xingar aqui...

#13: Elmo faz crescer cabelo?







Originalmente eu deveria ter mencionado isso antes, mas só agora me lembrei. Nunca entendi o lance do cabelo do Shun! O cabelo dele é curto, não ultrapassando a altura dos ombros. Só queria que alguém me explicasse como o cabelo dele dobra de tamanho só pelo fato de estar usando o elmo. e eu nem vou falar sobre a mudança na cor da roupa por baixo da armadura...... deixemos quieto kkkkkkkkkkkkk


#14: Puta erro de continuidade no 'caso Aioros'



Se formos analisar direito a cena em que Saga tenta matar Atena e Aioros a salva, percebemos um tremendo erro de continuidade quando é revelado que Shura foi quem matou Aioros de fato. Quando Saga o atacou, Aioros perdeu parte de sua roupa, mas quando Shura o encontrou, as roupas estavam intactas! outro detalhe, que se o fato ocorreu há 13 anos, Shura era para ser um garoto de 10 anos de idade!!! Como diabos o cara me aparece como um adulto? acho que pior fail que esse, impossível...

- Fase Asgard -


Na Fase de Asgard eu não notei nenhuma cagada significativa, então essa eu vou passar xD

- Fase Poseidon -



#15: Capa? Asa? Ou nenhuma das anteriores?


Eu juro que tento entender até hoje qual foi a maluquice do Kuru sobre o Sorento. Desde que eu via o anime com 5 anos de idade, eu tentava entender como caralhas ele aparecia hora com uma capa, hora com as asas. ficava pensando onde ele enfiava as asas *corre*. esse pra mim sempre foi o maior mistério da saga de Poseidon, na minha opinião. aiai... Kuru...




#16: Suspeita BEM suspeita...


Tive uma grande surpresa ao assistir o final da luta de Isaak e Hyouga. ao fim da luta, Isaak tenta contar a Hyouga o nome do homem que planejou toda essa luta. o contexto nos diz claramente que Isaak se referia a Kanon. Agora eu pergunto: Se Isaak sabia do plano de Kanon, por que diabos ele ficou quieto e precisou o Sorento descobrir a porra toda pra desmascarar o cara?

#17: Vento duplo?



Fiquei impressionada com essa cena da saga de Poseidon. se eu já achava estranho ventar no fundo do mar, é mais bizarro ainda o vento soprar em duas direções ao mesmo tempo no mesmo lugar. aiai... animadores...

- Fase Hades -


Tirando o detalhe de que Mu chegou na Casa de Virgem antes de todo o resto que estava na Casa de Leão, sendo que ele estava lutando com Myu na Casa de Câncer, vou me abster de comentar maluquices da Saga de Hades...

_________________________________________________________

- Resenha -


Não vou me estender muito em resenhar Saint Seiya. Apenas direi o que todos sabem: Que Saint Seiya é um anime foda que fez um tremendo sucesso mundo afora isso é fato. Mas na minha opinião, SS é um anime diferenciado, pois, no meu caso foi uma obra em que eu me vi obrigada a gostar mais dos "vilões" do que dos protagonistas. E por que? Simples! Os protagonistas não passam de 5 moleques inúteis que protegem uma deusa igualmente inútil, que se deixa sequestrar por corvos, e que para isso não conseguem vencer uma luta sequer sem a ajuda de terceiros, seja direta ou indiretamente. Outro fator é que os inimigos conseguem ser personagens bem mais interessantes - embora injustiçados, pois são vítima do protagonismo desgraçado dos protagonistas.

O que me irrita nos Santos de Bronze?

Seiya de Pégaso

Não é novidade para ninguém que o Seiya é o protagonista mais odiado de todos os animes. Acho que eu não preciso me estender muito para explicar o porquê, afinal, os apelidos já dizem tudo: Encosto, pangaré alado, mula manca, jegue voador, entre outros, são os preferidos para se referir a esse traste. o cara apanha mais do que saco de areia em treino de boxe e nunca morre! Pelo menos, depois da lapada que ele levou da espada de Hades, ele perdeu o pinto...

Golpe secreto: SAORI-SAAAANNNNN!!!!!

Shiryuu de Dragão
O que me irrita no chines? a foto já diz tudo: essa puta mania de tirar a porra da armadura (pra que quer ela então?) e o fato do cara não poder sangrar, sangrar 50 litros e não morrer! Outro ponto é sua inesgotável fonte de conhecimento! TUDO que acontece em qualquer luta e contra qualquer inimigo ele fala: "ah, mas ouvi isso do Mestre Ancião uma vez" e nisso, ele consegue vencer qualquer inimigo, e dane-se se ele já está morto e sem nenhuma gota de sangue no corpo...

Golpe secreto: já ouvi isso do meu mestre

Hyouga de Cisne

Essa mania do Hyouga choramingar o tempo todo por causa da mamãe enche o saco! meu maior ódio foi ver o Camus(que é um personagem foda) literalmente se matar pra fazer esse cuzão tomar vergonha na cara e aprender a ser um Santo de verdade. pois é. ele morreu e nem assim conseguiu. e eu nem vou mencionar que com o Isaak foi a mesma coisa pra não continuar xingando. Hyouga, o matador de mestres e amigos. Isso era realmente necessário, Kuru? creio que não!

Golpe secreto: MAMÃE!!!!!!!!!!

Shun de Andrômeda

Se eu falar que o chororô dele me irrita, estaria mentindo. o que me irrita no Shun é ele agir como um babaca enquanto o inimigo está matando ele só por que ele não gosta de machucar os outros. Então siga o conselho do Jabu e vire ator! E não... o Shun não é viado, é apenas um cara sensível que não gosta de ver ninguém sofrendo, o que não o classifica como gay, ao contrário de Misty e Afrodite, que usam batom e tem certos amores duvidosos por si mesmo

Golpe secreto: NII-SAAANNN!!!


Ikki de Fênix

Sobre o Ikki... a única coisa que irrita é o fato dele ser super apelão pelo simples fato... de ser uma fênix.

Atena - Kido Saori

Sério, que ódio da Saori... tô pra ver uma deusa mais inútil do que essa! os caras passam a vida se lascando pra salvar essa bisca quando ela não faz absolutamente NADA por eles! me deu uma baita raiva quando ela subia as 12 casas e ia curando os Santinhos de Bronze dela, (no mínimo, né, tem que servir pelo menos para uma coisa) mas cagou e andou para a sua elite dourada que morreu sem motivo em uma luta com menos motivo ainda

_________________________________________________________

- Personagens Favoritos -

Falando de coisa boa, claro... aí vai uma lista dos meus personagens favoritos de Saint Seiya:



Santos de Ouro:
Mu de Áries
Miro de Escorpião
Shaka de Virgem
Camus de Aquário

Guerreiros Deuses:
Alberich de Megrez
Mime de Benetnash

Generais Marinas:
Sorento de Sirene

Espectros:
Minos de Griffon

Bem, é óbvio que nem preciso explicar por que eu gosto tanto desses personagens, por que eles são obviamente melhores que os protagonistas apelões kkkkkkkk agora... claro que tem coisas que me incomodam no roteiro, como...


#1: Maldito Protagonismo



O que me deixa revoltada durante as lutas em SS é que os caras apanham... apanham..... APANHAM! Daí vem aquele mimimi de começar a se lembrar do que o mestre ensinou e blabla, pedir ajuda pra Atena inútil e pronto... com UM ataque o inimigo é derrotado. sério, chega a ser ridículo a forma como o protagonismo é jogado na nossa cara desse jeito

#2: Kurumada, o Homicida






Tudo bem que a Saga de Asgard é filler, mas sinceramente... precisava matar todo mundo?! Me deu muita raiva o fato de todos os Guerreiros Deuses morrerem um após o outro - e da forma ridícula já citada, com UM golpe - sinceramente pra mim foi desnecessário. pra que tanta matança? O mesmo vale para os sete Generais Marinas. isso sim me deu uma dupla raiva, já que, diferente dos Guerreiros Deuses, os Generais não são fillers, e mesmo assim TODOS morreram, com a única exceção de Sorento (Kanon não conta por que não é originalmente um General, e também só não morreu por que o Sorento não quis se dar ao trabalho de matar ele). a Thetis também sobreviveu, embora esse detalhe tenha sido irrelevante, por que nunca mais vimos a cara da coitada. Isso sem mencionar a morte dos 108 Espectros. alguém me ajuda a contar se mostrou a morte dos 108?

#3: Mortes Revoltantes


Pior que as mortes desnecessárias, são as mortes revoltantes! Na batalha das 12 Casas, Afrodite e Deathmask mereceram morrer mesmo por que eram dois fdp. Agora... o Camus!!! o que foi aquela luta em Aquário? o Camus morreu só pra ensinar um golpe pro inútil do Hyouga. muita sacanagem isso! o Camus era um cara bom, digno, um Santo nobre... e morreu daquele jeito patético... ah vontade de socar o pc... outro caso foi o do Shura. Ele não era um cara mau, ao contrário, ele teve seu grande senso de honra usado pelo Saga. ele foi enganado por um Mestre usurpador, e cometeu erros acreditando na palavra daquele Mestre - diferente de Death e FroFro, que sabiam da verdade e escolheram ser safados. Enfim, fiquei muito chateada com isso também.

MAS... sem dúvida, o mais revoltante de tudo foi a morte dos 12 Dourados de uma vez só pra fazer uma porra de um buraco num muro! E tudo pra que? Ah... para os protagonistas inúteis, que não conseguem fazer nada sozinhos, pudessem passar pra salvar a outra inútil. legal... parabéns, Kuru... te amo! 👏 👏 👏 claro que ainda pode piorar, pois ainda fizeram Soul of Gold - um spin off claramente feito nas coxas - e tudo pra que? pros golds morrerem de novo kkkkkkk parece até piada isso...

Concluindo, apesar de SS ter todos os defeitos já citados, é inegável que é um anime foda com batalhas incríveis e mitologia espetacular. o roteiro só não foi melhor por que Kuru não soube trabalhar melhor seus personagens. se SS tivesse sido escrito pela Shiori desde o começo, certamente eu não teria como fazer uma lista como a de cima, mesmo assim é um anime que está em nossos corações e que mesmo com tudo isso nós amamos do mesmo jeito. Abayo, pessoas 😘

7 comentários:

  1. Bom,acho que a explicação 7 é simples,o Seiya escolhendo uma ou outra ele iria morrer porque até o momento do Ep o Misty mostrou ser o mais poderoso dos Santos de Prata (Se não me falhe a memoria)
    a Explicação 11 era que o Hyoga foi golpeado com a "Outra Dimensão" e simplismente caiu na casa de Libra que poderia ser qualquer casa,ja que ele cairia em qualquer lugar Aleatório
    acho que só esses 2 que eu consegui tomar uma explicação significativa

    ResponderExcluir
  2. Outro furo que achei foi a armadura de sagitario... na guerra galatica e nas partes em que a armadura foi dividida ela tinha um formato bem diferente, tanto que na parte que ikki quase usou ela podemos ver bem a diferença, e depois mais para frente ela apareceu "misteriosamente" com o formato atual

    ResponderExcluir
  3. Sobre as questões 1 e 2 a explicação do mangá é mais clara. O mestre que entrega a armadura se Seiya, é o próprio Saga no seu lado bom. E sobre Saori segurar o cedro, de acordo com o mangá ela já sabia que era Atena desde o começo da série.

    Agora a coisa mais inútil de saint Seiya foi a batalha do santuário. Esta batalha sacrificou quase todos os cavaleiros de prata e boa parte dos dourados. Todos estes cavaleiros de Atena e que lutam pela justiça. Tudo isto porque a inútil da Saori não foi lá no santuário se revelar para seus cavaleiros. Se Saori mostrasse seu cosmo, os cavaleiros se convenceriam de que ela era Atena e não precisariam ser sacrificados. Os dourados dariam conta de Saga e resolveria se o problema. E para piorar, Saori sabia que Hades despertaria e ainda sim ela sacrificou mais da metade de sua tropa de elite entre prateados e dourados por sua omissão.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho. Parabéns!!!
    Eu sou muito fã da saga.
    Obrigado pelos episódios, estou baixando.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com tudo oq vc disse. Aliás, quase tudo. Não vou saber te dizer agora, mas eu estava lendo sobre Afrodite e Máscara da Morte e pelo oq parece, eles precisavam ser "vilões" ou que foram enganados. Não vou saber te detalhar (tô procurando o site que li sobre ambos), mas fiquei meio em dúvida pq no soul of gold mostra o máscara surpreso pela sua armadura vibrar porigem ele.

    Enfim, assim como vc e acredito que todos sentem isso, é incrivelmente ridículo a inutilidade da deusa atena. Gentemmmmmmm, como UMA DEUSA recebe uma flechada de um santo de prata? Alguém consegue imaginar Zeus, Odin, Hera, entre outros deuses, levar uma flechada de um santo de prata? Eu não consego e creio que vcs tbm não.

    Outra coisa, pra quem existem Santos de bronze? Só pra saber msm.

    Imaginem a diferença e a dimensão de qualidade que seria se a saga fossem feitos com apenas Santos de outro? Nem prata, nem bronze, e sim ouro.

    Uma duvida: no mangá fala cavaleiro ou apenas Santo? Pq no anime sei que fala cavaleiro, mas no mangá até o título e Sant. Enfim...

    Outra coisa que me revolta mais que tudo, as mortes de nossos queridos Santos de ouro. Sério. Não superei e jamais vou superar. Aquela puta da saori ressuscita os de bronze mas oq de ouro não? COMO ASSIM? Eles se sacrificaram de todas as formas possíveis pra no final morrer como nadaaaaa?! (Calma flavia, calma).

    Como eu queria a fase asgard no mangá 😔. Ah, sim. Apesar de adorar essa saga, preciso reclamar. Odin não sabia que a Hilda foi controlada e poderia sei lá, tirar o anel dela e fim da treta? Ou ele não sabia? Enfim... não me lembro direito.

    E claro, as mortes dos escolhidos pela Hillary me fez derramar muitas lágrimas. Cada história trágica. Mas SS sem drama, não é SS kkkk

    Não me recordo da saga de Hades, mas já li MUITAS incoerências dessa era. Não me surpreende. Vou rever.

    Enfim, no SS clássico, o que poderia amenizar a inutilidade da saori seria se o tio kurumada deixasse claro que como ela escolheu reencarnar, seu cosmo como deusa permanece dormente e que só despertaria perante o deus inimigo.


    Outra coisa, acho super absurdo na saga do santuário, as lutas entre os santos de bronze pra atrair o mal. Ok. Jura? Lutar até morrer? Treinar na pqp, sofrer pra kct pra virar um santo?
    Teria formas tão óbvias e simples de juntar os escolhidos como santos de bronze pra se encontrarem. Por exemplo: de uma forma mística, a própria deusa atena escolhe ao nascer seus santos e indica pessoas responsáveis para treina-los SEM TORTURA E SOFRIMENTO. E no fim dos treinamentos, todos se reunem com seus mestres pra se conhecerem e tals. Saber sobre tudo.

    Lembram do SS 3d? Então, não teve essa putaria de torneio galático, todos se conhecem, são amigos e a saori não é uma puta arrogante.



    Lost canvas, a melhor coisa que existe. Histórias maravilhosas. Personagens maravilhosos. Traços maravilhosos. E como sempre, o Brasil sendo fodastico como dubladores pq adoro as vozes dubladas.

    As vozes de manigold, asmita e kardia 🌸🌸🌸🌸

    ResponderExcluir
  6. Você não entende nada de Saint Seiya, nem sabe que existe um personagem filler criado no anime chamado Ares ou Arles, foi esse que o Saga matou e o Shion ficou vivo e depois morreu de velhice.
    E o Shura sabia que o mestre era maligno, o Afrodite no mangá confirma isso na luta dele com o Shun.

    ResponderExcluir
  7. Faltou o maior furo de todos: as idades. Seiya chega ao Santuário com uns 7-8 anos e treina por seis anos. Marin, na época do anime, tem 16 anos. Ou seja, quando se tornou mestra de Seiya, ela tinha 10 e já era uma Amazona apta a treinar um futuro cavaleiro! Oi???

    ResponderExcluir

Lembrem-se de manter o respeito nos comentários. Comentários com qualquer tipo de conteúdo ofensivo não serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...